terça-feira, 29 de novembro de 2011

João da Marcação: do agendamento de consultas para a Câmara de vereadores de São João del-Rei

Por Vinícius Borges, Bruno Laviola e Pâmella Chicarino

João usa microfone na câmara e defende prefeito Nivaldo (foto: Bruno Laviola)
São João del-Rei passou a ser considerada um importante centro político em função da inserção de políticos da cidade no cenário da política nacional, como o ex-presidente Tancredo Neves e seu neto Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais por dois mandatos, atualmente senador e visto como um dos possíveis candidatos do PSDB à Presidência da República em 2014. Mas, quando se trata da política local, o cenário é marcado por líderes muito próximos das camadas populares e que não possuem a visão profissional da política, apelando, muitas vezes para, o populismo, o assistencialismo, típico da política fisiológica pautada na troca de favores. Na prefeitura e na Câmara de Vereadores se encontra figuras bem diferentes entre si, mas que, na grande maioria, refletem a realidade da política pelo interior do Brasil.

É nesse cenário que o homem de aparência séria, com seu marcante bigode, exerce um mandato com base em sua profissão de mais de três décadas: a marcação de consultas. João Geraldo de Andrade - o João da Marcação, como é conhecido por seus eleitores, orgulha-se de sua vida política ininterrupta no PMDB e enaltece, entre outras figuras, o ex-presidente Tancredo Neves e o prefeito Nivaldo de Andrade (PMDB). Em entrevista ao blog “Vertentes, política e poder”, João da Marcação falou de seus projetos apresentados na Câmara, da sua condição de líder do Executivo e da sua trajetória política no PMDB, desde quando conheceu Tancredo Neves. O vereador entra ainda em questões polêmicas, como a sua infidelidade partidária ao apoiar o candidato Antônio Anastasia (PSDB) na eleição do ano passado para o governo de Minas Gerais, faz críticas ao ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), defende a ampliação de vagas na Câmara, de 10 para 15 cadeiras e questiona a falta de prestígio político de São João del-Rei em detrimento de Barbacena. João da Marcação traça ainda um cenário da disputa pela Prefeitura de São João del-Rei em 2012 e diz que pode vir a disputar um quinto mandato, se seu nome for aprovado na convenção do partido.

Atuação na Câmara de Vereadores
A atuação parlamentar de João da Marcação é basicamente vinculada a um grande número de projetos que dão nomes a ruas ou mudam o nome delas. Entretanto, ele faz questão de destacar alguns de seus projetos na área da saúde e de frisar seu papel como líder do prefeito Nivaldo na Câmara. “Eu entrei com um projeto dando direitos aos portadores de câncer. O câncer hoje atinge a população em geral. Todo tratamento do câncer é agressivo: a quimioterapia e a radioterapia. O projeto dá o direito aos cancerosos de melhor atendimento: passe livre, direito de ser atendido na frente nas filas de banco, do INSS”, diz.

Apesar de seu projeto visando a um melhor atendimento na saúde, o vereador reconhece as dificuldades no setor e o descontentamento de parte da população. “A saúde não só em São João del-Rei, como em todo cenário nacional, é péssima. Não podemos nos espelhar pelo que está pior, pois nós temos que ser os melhores. A saúde ainda tem que melhorar muito, mas já tem avançado, como, por exemplo, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que foi inaugurada. Temos hoje um pronto-socorro 24 horas”, explica.

Incentivado pelas leis anti-fumo no país, o vereador João da Marcação fez questão de também deixar em São João del-Rei um projeto similar. Para ele, o projeto tem um compromisso com a questão da saúde. “Eu não sou obrigado a fumar para você. Que cada um respeite o direito do outro. Eu não posso estar num recinto fechado e respirando um ar poluído. O cigarro é hoje o maior causador do câncer de pulmão”, afirma.

Trabalhador da área da saúde e um dos vereadores com mais mandatos na Câmara de São João del-Rei (quatro mandatos), ele mostra firmeza em seu posicionamento sobre um polêmico assunto: o aumento de cadeiras na Câmara Municipal. Baseado na lei 58/09, promulgada no ano de 2009 e que prevê novos limites do número de vereadores de acordo com a população dos municípios, o vereador defende que haja um aumento. Segundo a lei, São João del-Rei poderia ter até 17 vereadores. “Eu achei melhor entrar com um projeto de aumentar para 15”, informa. A sua argumentação se baseia no teor legal da lei, mas ele diz que o projeto está parado e que não tem se empenhado tanto no assunto.

João mantém-se fiel ao PMDB desde a sua primeira candidatura. E não é à toa: o seu pai, lavrador, com pouco estudo e 9 filhos para criar, era peemedebista e mantinha ligação com o ex-presidente Tancredo Neves, um dos mais notáveis membros da história do partido. Foi, aliás, por intermédio de Tancredo Neves que ele conseguiu a transferência em 1972 de Belo Horizonte como funcionário do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), para São João dei Rei, criando raiz na cidade, na qual está até hoje.

Há mais de 24 anos na vida pública, João Geraldo, que está em seu quarto mandato – o primeiro foi como suplente e os outros três como titular –, foi eleito pela primeira vez já quando trabalhava no INSS (antigo INAMPS) na área de marcação de consultas, quando passou a ser conhecido como João da Marcação. “Eu vi, por intermédio do meu trabalho, que São João del-Rei precisaria de uma pessoa que, mesmo sendo simples, poderia estar somando na vida pública”, comenta. Foi então, neste período, que recebeu um convite do antigo vereador Alfredo Eugênio, que pretendia se aposentar, para substituí-lo, depositando a confiança nele para dar seqüência ao trabalho que vinha fazendo. Em sua primeira candidatura, não foi eleito - teve cerca de 500 votos.

Para atual legislatura, João da Marcação teve um respaldo de 802 eleitores, mas afirma que nunca diz que está pronto para um próximo mandato. Ele se orgulha do apoio do prefeito Nivaldo, colega de partido e candidato à reeleição em 2012. É na base de apoio dele que João da Marcação exerce seu mandato.

Divergências polêmicas
Saudosista de Tancredo e de raízes peemedebistas, o vereador João da Marcação assumiu posicionamento político diferente de seu partido nas últimas eleições para o governo do estado. Apesar de seu partido, o PMDB, lançar Hélio Costa como candidato, o vereador são-joanense, seguindo orientação do prefeito Nivaldo de Andrade, também peemedebista, fez campanha para o candidato tucano, Antônio Anastasia, e não se arrepende de seu ato.

João lembra uma conversa anterior às eleições com Hélio Costa para justificar seu posicionamento. “Eu fiz um pedido para o CAIC, onde hoje funciona o IFET (Instituo Técnico Federal). Ele me prometeu que ia conceder de 10 a 15 computadores para as crianças carentes da zona rural. Ele não cumpriu, por isso não o apoiei”, justifica. Apesar do fato, o PMDB de São João del-Rei, liderado pelo prefeito Nivaldo, também apoiou Anastasia, visando o seu apoio e o de Aécio Neves em 2012.

Mesmo adotando uma postura de infidelidade partidária, ao não apoiar Hélio Costa, João da Marcação é enfático em sua opinião e demonstra convicção de sua decisão política na eleição para o governo de Minas. João se lembra do pedido que, segundo ele, não fora atendido pelo então Ministro das Comunicações. “A pessoa tem que ter caráter, tem que ter nome. Se eu prometo algo tenho que cumprir. Ele colocou telecentro até no céu e não atendeu ao pedido deste vereador”, alfineta o vereador.

Rivalidade com Barbacena
Outra questão polêmica abordada por João da Marcação é o fato de as lideranças políticas do Campo das Vertentes dará, muitas vezes, preferência a Barbacena em detrimento de São João del-Rei. Segundo o vereador, Barbacena é um forte pólo político da região, graças a seus importantes políticos, como o próprio Hélio Costa, os Andradas e os Bias Fortes. Para ele, essa forte presença política está fazendo com que Barbacena usufrua de muitos benefícios e tenha maior destaque na região se comparada a São João del-Rei. Porém, perguntado sobre a presença do são- joanense Aécio Neves e do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), ele mostra algumas ponderações. “Hoje nós temos o Aécio e o majoritário em São João del-Rei, que é o Reginaldo Lopes. Mas entre o Aécio e o Reginaldo Lopes, nós ficamos só com o Aécio, porque muitas das vezes o Reginaldo também vai apoiar Barbacena e não vai apoiar São João del-Rei. Sabe que a população de Barbacena é muito maior que a de São João del-Rei. Então, para ele, politicamente, levando pra Barbacena, está ganhando mais. Não posso culpá-lo muito, não, porque ele trouxe o IFET, que é uma grande conquista para São João del-Rei”, afirma.

Questionado sobre o poder que o senador tucano teve especialmente quando era governador do estado, o vereador diz que foi de grande valia para a cidade que representa, mas que Barbacena tem políticos fortes em maior número e isso é fator fundamental para a cidade.

Líder de Nivaldo
João da Marcação é o líder da base de Nivaldo na Câmara. Ele cobra muito de seus aliados e enfatiza que a base precisa ser mais constante, discutindo os projetos e elevando os trabalhos do prefeito. “A nossa base hoje não é aquela base concreta. Nós temos que ter mais união. A base que é base não é só na hora de cobrar melhorias para a cidade, não, cobrar o que o vereador precisa para o seu bairro. É ela quem eleva o nome do prefeito na cidade”, argumenta.

Na reunião da Câmara do dia 3 de novembro, João da Marcação, com o aval dos vereadores Gilberto Lixeiro (PMDB) e Rodrigo (PMDB), destacou a necessidade de atribuir o nome do prefeito às causas conquistadas com o apoio deste. Quando questionado a respeito de uma das principais funções do cargo - a de fiscalizar o executivo -, ele tenta se justificar. “Nós temos que reivindicar e, quando atendidos, devemos ter a seriedade de agradecer. Não é só cobrar”, afirma.

João da Marcação vê o atual prefeito como um transformador da realidade são-joanense. “Eu me lembro quando o prefeito Nivaldo assumiu pela primeira vez. Podia-se contar nos dedos quantas ruas asfaltadas havia. Nós tínhamos uma cidade carente em tudo. Se tirar o que o prefeito Nivaldo fez em seus mandatos e a Universidade Federal, nossa cidade volta a ser um arraial”, avalia. Esta, aliás, pode ser a polarização nas próximas eleições, com Nivaldo (PSDB) que, para João, trabalha em prol dos menos favorecidos, e Helvécio (PT), reitor da UFSJ – ainda não confirmado como candidato. Cristiano Silveira pode também ser o indicado do PT e Adenor Simões (PSB) corre por fora na disputa já se colocando como candidato.

Eleições 2012

“Enfrentar o Nivaldo é pedreira. Não vou fazer essa besteira”, admite João, quando revela ter sido convidado para ser candidato a vice-prefeito da vereadora Jania Costa nas próximas eleições. Reconhecendo a acirrada disputa que se dará nas urnas, acrescenta sua opinião a respeito dos oponentes. “Helvécio com nova mentalidade e Cristiano querendo trabalhar são candidatos fortes”, avalia. No entanto, não deixa de ressaltar o que ele enxerga como limitação de Helvécio (PT), que ele descreve como “um ótimo reitor, muito conhecido e reconhecido nas cidades de origem dos estudantes da universidade, mas os alunos de São João del-Rei mesmo não chegam a quinze por cento do eleitorado”, explica.

Quanto ao seu antigo colega de Câmara, Cristiano Silveira (PT), não deixa de lado a diplomacia e afirma que ele tem uma boa carreira política, porém não rejeita a chance de alfinetá-lo. “Ele pecou por ficar quatro anos fora de São João del-Rei” Sobre o ex-vereador Adenor Simões (PSB), que foi candidato a prefeito em 2008, João traça um panorama do eleitorado dele. “Ele tem o voto do centro da cidade, da alta sociedade de São João del-Rei”, afirma.Ele relembra as atividades de Adenor Simões na Câmara, mas enfatiza que ele “ainda está longe de ser prefeito de São João del-Rei.”

Em relação a Nivaldo, o vereador mantém a sua lealdade e não poupa elogios ao que ele chama de política social do prefeito. A sua liderança e o apoio a Nivaldo não se limitam a Câmara, pois a todo instante o vereador faz questão de enaltecer seu aliado político. “Ele consegue conquistar os menos favorecidos. O Nivaldo tem feito uma forte política social”, afirma.

Quanto à possibilidade de disputar mais um mandato na Câmara, João da Marcação é cauteloso. “O futuro pertence a Deus. Desde que entrei na política, nunca disse que estava preparado para as próximas eleições”, ressalta. “Se eu passar na convenção, creio que ainda tenho força e vontade de continuar trabalhando em prol de São João del-Rei”, declara o vereador. Com o tradicional discurso político e não perdendo a oportunidade de defender seu trabalho, ele destaca o trabalho que já desenvolveu na Câmara. “Eu tenho muito trabalho prestado e bem prestado por São João del-Rei. Além do mais, eu tenho o apoio do prefeito Nivaldo”, conclui.

Nenhum comentário: