quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jânia Costa anuncia que pretende disputar a Prefeitura de São João del-Rei em 2012

Por Antônio Ferreira e Fernando Chaves

A vereadora Jânia Costa (PRTB), 50, anunciou que é pré-candidata na disputa para a Prefeitura de São João Del Rei em 2012. Em seu primeiro mandato no Legislativo, Jânia Costa avalia que a sua experiência na política pode contribuir para melhorar a administração da cidade. Eleita pelo PTB, foi presidente da Câmara dos Vereadores e se coloca hoje como crítica do governo do prefeito Nivaldo de Andrade (PMDB) que, na sua opinião, não fez a cidade avançar. Quanto a candidatura de Jânia à sucessão municipal, ela contou que já tinha negociado dentro do antigo partido - PTB, do qual era presidente, mas foi traída por alguns colegas que fecharam com o prefeito, que é candidato à reeleição. Percebendo que não teria chances de disputar a Prefeitura pelo PTB, imediatamente, dentro do prazo da legislação eleitoral, migrou para o PRTB.

Quanto à trajetória política, a vereadora afirma que está ligada aos bastidores da política mineira. Por vários anos, Jânia Costa foi assessora de gabinete do ex-prefeito Cid Valério, falecido na década de 1990. Também foi assessora parlamentar do deputado Ambrosio Pinto e, antes de assumir sua cadeira na Câmara municipal da cidade, assessorava o deputado Domingos Sávio (PDT-MG) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Segundo Jânia da Costa, que é formada em Direito, a sua experiência na vida pública foi adquirida nesta longa passagem pelos bastidores da política. Jânia se diz frustrada com a situação da atual administração do prefeito Nivaldo José de Andrade e faz críticas à sua gestão. “Nada acontece em São João Del Rei, desde os mandatos, anteriores dele que a cidade está abandonada. Para que se tenha uma idéia desse descaso, aconstrução do quartel dos bombeiros na década de 1990 foi uma articulação minha com o deputado Ambrosio Pinto para quem eu trabalhava como assessora parlamentar”, comentou.

Ainda com relação à cidade, Jânia da Costa afirma que os convênios firmados pelo Executivo não passam pela Câmara. A vereadora critica a postura de Nivaldo. “Para o prefeito, o Legislativo não existe”, alfinetou. Quanto à sua atuação na Câmara, a vereadora disse que não é de ficar apresentando projetos de lei. “Prefiro lutar pelo cumprimento das leis existentes. Temos uma lei municipal aprovada pela casa desde 2005 em que idosos acima de 60 anos têm o direito ao transporte coletivo gratuito. Porém, ela não é cumprida”, criticou a vereadora.

Nas últimas semanas, antes do fim do prazo de mudança de partido pela legislação eleitoral para quem quer se candidatar em 2012, a vereadora deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e migrou para o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Essa saída da legenda petebista surpreendeu muita gente. Segundo Jânia da Costa, em reunião com prefeitos e vereadores convocada pela Executiva do partido, foi acordado que o PTB teria chapa própria para a Prefeitura e não apoiaria Nivaldo, que pretende disputar a reeleição. “Faltando dois dias para a publicação de transferência de legenda, fiquei sabendo que fui retirada da presidência do partido na cidade e que não teríamos uma candidatura própria. Por isso, resolvi deixar o PTB disse a vereadora”, relatou.

Jânia Costa acredita que a política é uma escola da vida. Segundo ela, fazer política é mais que o assistencialismo que vemos no dia-a-dia. “Para essa gente assistencialista, é importante que povo bata na sua porta, para requerer favores. Sem saber que, na verdade, que muitos desses favores são direitos dos cidadãos. Por isso, meu nome está à disposição do partido e do povo de São João Del-Rei. Serei a mudança, porque não tenho compromisso com ninguém, apenas com a população de São João Del- Rei”, frisa a vereadora em tom de campanha eleitoral.

Projetos apresentados pela vereadora

Em três anos de mandato na atual legislatura Jânia Costa apresentou para apreciação da câmara 20 projetos de lei. Desses projetos 18 foram aprovados. Sendo que cinco deles são de denominação de via publica. Como, por exemplo, o que faz a denominação da via pública Argemiro das Mercês Neves, na vila do Rio das Mortes.

Concessão de diplomas de honra ao mérito aparece em três projetos indicados pela parlamentar. Também há na pauta da vereadora a preocupação de concessão de titulo de cidadão são-joanense em dois projetos aprovados pela Câmara.

As entidades de utilidade pública tiveram a apreciação da vereadora em dois projetos indicados por ela. Considera-se através deles de utilidade publica a Associação dos Parentes e Amigos dos Portadores de Transtornos Mentais- APATM e a Fundação Cardeal Dom Lucas Moreira neves.

A apreciação das contas do poder executivo é apreciada em dois projetos indicados por Jãnia. Além disso, um projeto de lei indicado por ela cria na estrutura da Câmara Municipal um cargo de assessor jurídico.
Portanto mais de 50% dos projetos por indicados são de nomeação de ruas, diplomas de honra ao mérito, concessão de cidadania são-joanense aos ilustres. Os projetos de utilidade pública são pouco apreciados pela vereadora. Dessa forma cabe a população são-joanense descobrir a melhor opção nas eleições do ano que vem.

Nenhum comentário: