quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Antônio Carlos Arantes eleito pelo PSC para a Assembleia de Minas Gerais defende os partidos nanicos e declara apoio ao governador Anastasia

Ingrid Andrade, Natália Giarola e Wanderson Nascimento

Antônio Carlos Arantes, de Jacui, que fica no sul de Minas Gerais, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Cristão (PSC), considerado um partido nanico, com uma votação de mais de 74 mil votos. Defensor das siglas nanicas, Arantes, em entrevista ao Blog Vertentes e Política, declara o seu apoio incondicional ao governador eleito Antônio Anastasia. Ele analisa as eleições 2010 e posiciona-se criticamente em relação a temas polêmicos, como aborto e união civil entre homossexuais. Como representante da ala cristã, defende a presença da religião na política, mas não da forma excessiva como ocorreu no último pleito.
Arantes tem 50 anos, é casado, tem dois filhos e é produtor rural. Foi presidente do Clube dos Jovens 4S - EMATER (1977-1983), presidente da Associação dos Produtores Rurais do Mato Dentro, de Jacuí (1983-1988), membro do Conselho de Administração da Cooparaíso, coordenador dos Programas Regionais e Renovação da Cafeicultura em 17 municípios e Implantação da Fruticultura na região, pela Cooparaíso (1993-1994), fundador e Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Mineiro (Adebras), Presidente do Consórcio Intermunicipal de Preservação das Bacias dos Rios São João e Santana em sete municípios, prefeito de Jacui por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; 2001-2002). Foi ainda diretor Geral da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso na gestão Marilda Melles (2002-2004), assessor do deputado federal e ex-ministro Carlos Melles, assessor do governador Aécio Neves, deputado Estadual (suplente) com mais de 40 mil votos e deputado estadual eleito em 2006 com quase 50 mil votos.
Nas eleições de 2010, ocorrida em 3 de outubro, Antônio Carlos se reelegeu com 74.542 votos. O político foi majoritário em 24 cidades das 67 trabalhadas com ênfase.
Arantes considera que o seu trabalho foi aprovado pelos eleitores em função da boa votação que recebeu, por isso terá mais responsabilidade nestes próximos quatro anos. “Sem dúvida, renovaremos a nossa energia para servir o coletivo e ter mais gente apoiando as nossas ações nos obriga a ficar mais atento com as demandas, estou confiante em Deus e na força conjunta de nossos parceiros políticos, creio que mais pessoas poderão se beneficiar pelo nosso trabalho”, concluiu.
O deputado ainda lembrou que terá dois grandes companheiros em seu mandato novamente. “A parceria do deputado federal e amigo Carlos Melles tem sido fundamental em várias ações para a nossa região e poderemos mais uma vez trabalhar juntos pela região e temos a continuação de um governo consolidado e diferenciado que começou com Aécio Neves e que agora permanece com o governador Anastasia”.

Blog Vertentes e Política - Qual sua avaliação sobre reconfiguração política após as eleições de 2010, tanto no que se refere à estrutura da Assembleia Legislativa, quanto à do Governo Estadual, do Senado e do Governo Federal?
Arantes - O governo de Aécio Neves deixou uma herança de muitas obras, projetos e desenvolvimento socioeconômico e o resultado disto foi a continuidade de Anastasia. Na esfera federal, apoiamos o ex-governador José Serra. Esperamos que a presidente Dilma Rousseff faça jus aos votos da maioria e que dê uma política mais justa principalmente para o produtor rural.

Blog Vertentes e Política - Nas eleições de 2010, houve um aumento expressivo de seus eleitores (de 47.485 votos em 2006 para 74.542). A que se deve essa melhora de desempenho? Qual a parcela de responsabilidade de uma assessoria de marketing por esse desempenho?
Arantes - Bom, tivemos a oportunidade de mostrar trabalho por meio de nosso mandato e ampliamos com isto as nossas parcerias políticas. Temos uma assessoria de comunicação que publiciza sempre as nossas principais ações de interesse público e durante a campanha, tivemos uma equipe que cuidou da parte visual de nossas peças publicitárias, fizemos jornais informativos personalizados para cada município para mostrar os benefícios que levamos durante o mandato e tivemos a instrução de profissionais de marketing para atuar com estratégia. Acho que se você tem a capacidade de trabalhar, precisa também ter a mesma competência na hora de mostrar suas ações as pessoas, à opinião pública.

Blog Vertentes e Política - O senhor acredita que o eleitor faz uma avaliação mais personalista na hora de votar, ou ainda leva muito em consideração a expressividade do partido do candidato?
Arantes - O partido no Brasil perdeu um pouco de referência com o passar dos anos. A ideologia de algumas legendas se encontra comprometida ou fragmentada. Muitas vezes o correligionário é o primeiro a contribuir com esta quebra de paradigma partidária. Acho que as pessoas não votaram no PT na presidência, votaram na Dilma, representação da continuidade do Lula. Acho que o mineiro votou com mais força em Anastasia, por causa também do Aécio e não do PSDB.

Blog Vertentes e Política - Discute-se uma reforma política no país em que algumas lideranças defendem o fim e "limitação" dos partidos nanicos. Por que a opção do deputado em se filiar a um partido enquadrado como nanico e qual a posição sobre a proposta de extinção de tais legendas?
Arantes - Tudo que é em exagero não contribui muito para um aperfeiçoamento. Acho que uma reforma política com menos partidos poderia trazer em grande parte mais benefícios. O PSC é um partido ao qual tenho uma ligação forte por pregar uma sociedade mais igualitária e por ter uma linha cristã.

Blog Vertentes e Política - Qual o papel principal dos partidos menores na formação das coligações?
Arantes - As coligações precisam vir com acordos políticos que sejam focados pela coesão de pensamentos e nomes políticos, o papel importante está aí.

Blog Vertentes e Política - Qual a linha político-ideológica do PSC? A legenda apoiou a candidatura de Anastasia, mas na instância federal, apoiou Dilma?  Como o senhor avalia essa discrepância ideológica?
Como lhe disse, os partidos muitas vezes, em função de atores políticos, acabam saindo de uma linha partidária mais coerente. Apoiamos o Anastasia, contudo, muitos componentes do PSC não abraçaram a candidatura de Dilma, mas também não fizeram nenhum ato para contrariar o pedido da legenda de apoiar o PT em esfera federal.

Blog Vertentes e Política - Como é um partido cristão, como avalia as polêmicas sobre o aborto, a união civil entre homossexuais?
Arantes - Somos contra o aborto e contra a união civil dos homossexuais e temos nossas ações baseadas na cristandade.

Blog Vertentes e Política - Na eleição de 2010, as diferentes igrejas tanto se posicionaram como foram utilizadas pelos candidatos, o senhor acha correto que as religiões interfiram na política e entrem em disputas eleitorais?
Arantes - Uma coisa é a pessoa ser cristã, ter atitudes fraternas que mostrem a sua doutrina, a sua maneira de conduzir a vida e usar como referência Deus para guiar seus passos, outra coisa é você utilizar a igreja como instrumento para fortalecer candidaturas que só se fazem acontecer em função dos fiéis. Eu tento fazer da minha fé um alimento para minha alma, a fim de ter paz, tranquilidade e saúde para fazer bem o meu trabalho. 
 
Blog Vertentes e Política - Quais devem ser as prioridades de seu mandato? Quais regiões têm prioridade de sua atenção?
Arantes - Quero focar no ensino universitário, no combate às drogas, na geração de emprego e na política de incentivo ao produtor rural, sem se esquecer de ações voltadas para Segurança e Saúde. Trabalho no Sudoeste, Sul e Centro-Oeste do Estado basicamente, embora haja projetos de nossa autoria que vieram beneficiar outras regiões do Estado.

Blog Vertentes e Política - Qual a relação que o senhor pretende manter com as instâncias administrativas do Executivo Estadual e Federal, já que o governador Antônio Anastasia integra a oposição ao governo?
Arantes - Estaremos juntos com o governador Anastasia em suas ações, porque confiamos em seu trabalho para ampliar as frentes de trabalho e desenvolvimento para o Estado e seremos vigilantes constantes das ações do governo que venham a mudar a vida do brasileiro.








 


Nenhum comentário: