quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Nilmário Miranda avalia as eleições 2010, faz críticas ao apoio da mídia a Aécio e se posiciona sobre os temas polêmicas do Plano Nacional de Direitos Humanos

Carolina Argamim Gouvêa, João Eurico Heyden Jr. e Wanessa Fagundes

            O ex-deputado federal Nilmário Miranda, que ocupou o cargo de Secretário de Direitos Humanos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está atualmente à frente da Fundação Perseu Abramo, instituição dedicada à educação política. Candidato derrotado à Câmara dos Deputados, Nilmário, em entrevista ao Blog Vertentes e Política, faz uma avaliação das eleições 2010 e diz que houve um desejo de continuidade tanto na vitória de Dilma Rousseff (PT) quanto de Antônio Anastásia (PSDB) em Minas Gerais. No entanto, critica a forma como a mídia apóia o ex-governador Aécio Neves e diz que a divisão do PT mineiro foi mais um dos motivos da vitória tucana no estado. Questionado se irá ocupar algum cargo no futuro governo petista, ele declarou que pretende continuar à frente da Fundação Perseu Abramo, onde tem mandato até 2012.
            Em sua avaliação sobre as eleições 2010, Nilmário disse que o fundamentalismo religioso utilizado por candidatos para angariar votos foi um retrocesso, porque “vivemos num Estado laico”. Em relação às polêmicas sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos, ele minimizou e deixou claro que é a favor da união civil dos homossexuais, defende que o aborto seja tratado como um tema de saúde pública e contesta que haja intenção de censurar a mídia. Segundo o ex-deputado, a proposta é de democratizar a comunicação no país.
           

Blog Vertentes e Política - O PT cresceu ainda mais nestas eleições. Será que o senhor pode comentar sobre os motivos de tal fortalecimento?
Nilmário Miranda - O PT vem crescendo desde que disputou pela primeira vez, em 1982. Começou com oito deputados federais (1982), passou para 15 (1986), saltou para 50 (1994) até chegar aos 88 eleitos para a próxima legislatura, a maior bancada na Câmara. Tem o maior número de deputados estaduais (149), é a segunda maior bancada no Senado (14). Além da presidente da República eleita, fez 5 governadores e tem 560 prefeitos e 3.500 vereadores. Só não cresceu mais por causa do sistema político eleitoral que dificulta a formação de maiorias programáticas.

Blog Vertentes e Política - Qual a sua opinião acerca do futuro governo Dilma? Ela deve manter as mesmas posturas de Lula?
Nilmário Miranda - Dilma foi eleita para dar continuidade ao projeto político-econômico-social-cultural do governo Lula, do qual fui peça importante. Mas ela sabe que as conquistas obtidas estão já assimiladas e é preciso ir além, avançar porque o passivo histórico é enorme: as desigualdades.

Blog Vertentes e Política - O senhor já foi deputado estadual, deputado federal, secretário dos Direitos Humanos no governo Lula, e já concorreu duas vezes ao governo de Minas Gerais. Como foram tais experiências?
Nilmário Miranda - Como deputado estadual, fui líder do PT na Constituinte Estadual e tive papel destacado na campanha de Lula em 1989. Foi minha primeira experiência de mandato popular e um grande aprendizado. Como deputado federal colaborei com meu país dedicando-me à reforma urbana no primeiro mandato (1990-1994): como patrono do projeto de iniciativa popular do direito à moradia para os pobres, como relator do Estatuto das Cidades. No segundo e terceiro mandatos (1994/1998 e 1998/2002) concentrei-me nos direitos humanos (criação da Comissão de Direitos Humanos que presidi em 95 e 99; tipificação do crime de tortura; estatuto do refúgio; reconhecimento pelo o Estado de sua responsabilidade nas mortes e desaparecimentos políticos; combate aos grupos de extermínio e muitos outros). Como Ministro dos Direitos Humanos – o primeiro com este status no país – procurei a universalização dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Ter sido candidato ao governo de Minas foi uma honra para mim.

Blog Vertentes e Política - Já há algum cargo em vista no governo Dilma? Afinal, seu desempenho durante o governo Lula foi bem elogiado, não?
Nilmário Miranda - Atualmente presido a Fundação Perseu Abramo do PT, destinada à educação política, à difusão de valores, à guarda da memória do PT, à investigação histórica e que dispõe de uma boa editora. Tenho mandato até 2012. A FPA realizou importante pesquisa sobre a condição da mulher; o racismo; a juventude; os idosos; LGBT e indígenas, de muito valia para o PT, movimentos sociais, academia, mídia, ONGs.

Blog Vertentes e Política - Nesta eleição repetiu-se a hegemonia do PSDB no governo do estado. Com apoio massivo de Aécio Neves, Anastasia conseguiu se reeleger. Em Minas, os votos garantiram a continuidade dos partidos tanto em âmbito federal (PT) quanto em estadual (PSDB). Você vê o povo mineiro como continuísta?
Nilmário Miranda - No caso de Dilma, apesar do esforço de Aécio/ Anastasia/ Itamar, o povo deu a Dilma 1,8 milhão de votos a mais que o oponente. No caso de Anastasia, em que pese o esforço de Dilma, Lula, PT, PCdoB, PMDB e PRB, o povo o elegeu com quase o dobro dos votos. Em ambos os casos votou pela continuidade. 

Blog Vertentes e Política -  Aécio Neves o venceu duas vezes aqui em Minas. Que fator o senhor considera ser decisivo para essa sequência de vitórias tucanas no governo do Estado?
Nilmário Miranda - Sem tirar o mérito dos vencedores, considero prejudicial o apoio integral, exclusivo da mídia aos tucanos. Ardilosamente ele vinculou suas duas eleições ao desejo dos mineiros de voltar a eleger o presidente. Tudo tem sua hora e sua vez. Lula perdeu três vezes antes de ganhar em 2002.

Blog Vertentes e Política - O senhor acredita que existe uma crise no PT mineiro devido ao racha entre a ala de Patrus e Pimentel?
Nilmário Miranda - A divisão no PT mineiro é uma das razões da derrota em Minas. 

Blog Vertentes e Política - Mesmo sendo um político de muita história, o senhor não conseguiu se eleger deputado federal nestas eleições. A que se deve este fato?
Nilmário Miranda - Na cidade de onde vim, Teófilo Otoni, diz-se que a pessoa perde eleição, porque faltou votos. Fiquei 12 anos sem disputar eleição parlamentar e não consegui atingir e convencer mais eleitores como “candidato de opinião”.

Blog Vertentes e Política - Em seu twitter o senhor declarou que "Voto nominal já é voto falido. Reforma política ajuda se aprovar o voto em lista e o financiamento público de campanha". Quais seriam os pontos desta reforma política?
Nilmário Miranda - Financiamento privado com caixa dois e relações estranhas com os doadores x financiamento público com teto de gastos. Voto em lista pré-ordenada de modo democrático pelos partidos, politizando as campanhas. Fidelidade partidária. Proibição de coligações proporcionais. Estimular plebiscitos, referendar, iniciativa popular de leis.

Blog Vertentes e Política -  Quais foram as principais vitórias do governo Lula em relação aos Direitos Humanos, área em que o senhor é um grande defensor?
Nilmário Miranda - Desde a Constituição de 1988 houve avanços com relação aos direitos humanos civis e políticos. No governo Lula cresceram os direitos humanos econômicos, sociais e culturais.

Blog Vertentes e Política - Em relação ao PNDH 3, qual é o seu posicionamento sobre as questões relacionadas ao aborto, união civil entre homossexuais e controle da mídia? O snehor participou da elaboração do PNDH 3?
Nilmário Miranda - O PNDH-3 não propõe controle da mídia: propõe a democratização do direito à comunicação. A união civil de homossexuais já vem desde o PNDH-1 e PNDH-2 feitos durante o governo FHC, e eu defendo. No Brasil já há a previsão dos abortos em dois casos desde 1991. No governo Lula o aborto passou a ser tratado como tema da saúde pública.

Blog Vertentes e Política - O que achou da postura que os candidatos Dilma e Serra adotaram frente ao fundamentalismo religioso nas eleições?
Nilmário Miranda - Achei um retrocesso a tentativa de usar temas religiosos para manipular e induzir votos. No Brasil o Estado é laico, tem um caráter multietnico, multicultural e multireligioso.

Blog Vertentes e Política - Quais são seus planos para o futuro?
Nilmário Miranda - Não sou profissional da política. Até 2012 cumprirei prazeirosamente meu mandato na Fundação Perseu Abramo e de militante de direitos humanos na sociedade civil, e praticarei o jornalismo no meu blog e twitter, além da colaboração eventual à mídia impressa.


Nenhum comentário: